O Livro Integrado do 7º ano traz como conteúdo de produção textual o gênero: entrevista. Para tanto, os alunos foram orientados para optarem por um membro da sociedade a ser entrevistado, tendo em vista o seu meio profissional, produzirem um roteiro de questionamentos para o mesmo, executarem a entrevista e após, explanar para a turma. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Sandra da Motta.
Alissa
ENTREVISTA: Leandro Riffel
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Nome do Entrevistado: Leandro Rodrigo
Riffel
Cargo: Administrador
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Data da Entrevista: 21 de outubro de 2013
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Entrevistador: Alissa Varela Stank
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Departamento: Profissional
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formação
e dados gerais
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· Curso: Curso superior de administração hotelaria
· Situação
Familiar / estado civil: Solteiro
· Ano
de curso profissional completado: 2004
· Residência:
Piratuba - SC
· Idade: 33 anos
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Experiência de trabalho no Hotel Rouxinol
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· Projeto
de acompanhamento e crescimento do hotel
· Profissionalização
numa empresa familiar
· Aumento
significativo na taxa de ocupação
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Questões da avaliação:
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· Por que você escolheu essa profissão?
Por fazer parte dos negócios da família e por me identificar.
· Como você avalia o seu desempenho profissional até o presente
momento?
Bom, venho acumulando experiência e aplicando no dia a dia, da empresa e buscando para que seja mais competitiva no mercado e obtenha
cada vez mais índice de capacitação para os clientes.
· Quais suas principais limitações profissionais no geral? Acompanhamento
dos processos no dia a dia.
· Qual a sua meta profissional de longo prazo? Ter
200 apartamentos, em nossa empresa ate o ano de 2025.
· O que mais lhe irrita no ambiente de trabalho? Falta de comprometimento dos colaboradores
em assimilar mudanças de estratégia ou de comportamento.
· E o que lhe chama mais atenção no funcionário exemplar? E por
quê? O engajamento, porque quando um funcionário está engajado com a
empresa, ele é participativo, proativo, e motivado.
· E sua profissão vem de família? Sim,
vem de família.
· O hotel sendo sua maior fonte de renda, você o considera um
bom lugar para trabalhar, e receber seus lucros profissionais? Com
certeza sim.
· Por quê? Porque eu
acredito que a essência de uma empresa bem sucedida é obter lucro.
· Você considera sua profissão digna?
Com certeza sim, porque como administrador você precisa da colaboração de
diversas pessoas e elas começam a fazer parte do seu ciclo de vida e acabam
por desenvolver- se junto aos desafios lançados na busca por metas.
· Indique três itens para
você considerar sua profissão importante para a sociedade: Geração
de empregos, geração de impostos, atuar no ramo de lazer onde proporcionamos
bem estar às pessoas.
· O que você acha que se destaca na sua empresa? Fomos o primeiro hotel da cidade a estar
licenciado pela Fátima (Fundação do Meio Ambiente), tal licenciamento se dá
por investimentos feitos no tratamento sanitário e fluentes de lavanderia,
garantindo a não contaminação do solo e do lençol freático, ainda enfatizar o
estilo europeu nas linhas arquitetônicas da empresa, ser parceiro junto aos
demais hotéis na geração de empregos e promoções e eventos que a cidade
realize.
Quais os desafios para enfrentar em uma empresa
nos dias de hoje? Aponto dois
itens como os desafios atuais. O primeiro é a falta de mão de obra
qualificada, e o segundo é a concorrência no turismo, pois sendo este um
produto global, o nosso potencial cliente também é potencial cliente para
outro hotel no nordeste, no país ou até mesmo para o exterior, pois a
internet abriu um leque de facilidades para contratação de serviços.
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avaliaçÃo:
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Um
homem bem informado, que administra uma empresa de gerações que sua família
constrói com muito suor, e que hoje ele tem um bom cargo e administra um dos
melhores hotéis que Piratuba oferece ao turista. Ele se dedica muito ao
patrimônio familiar e como de costume ele se formou em hotelaria,
contribuindo no crescimento da empresa. Ele se considera um profissional bom
e qualificado. Analisando a pesquisa, ele é mesmo muito dedicado ao trabalho.
COM
33 ANOS REALIZA UM BELO TRABALHO DESENVOLVENDO LAZER E DIVERSÃO AO TURISTA,
NOSSO GRANDE MEIO DE RENDA EM PIRATUBA. CONSIDERO QUE A ENTREVISTA FOI BOA E
INTELIGENTE, ELE ME RELATOU VÁRIAS RESPOSTAS DE MANEIRA FORMAL, APRECIEI SEU
JEITO E ESTRATÉGIA DE TRABALHO, ELE É UM HOMEM AVALIADOR E QUE ENTENDE MUITO
DO ASSUNTO DE HOTELARIA .
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Entrevistadora: Larissa - 7º ano
Identificação do
entrevistado:
·
Curso Universitário: Letras-Português/Inglês.
Pós-graduada
em Línguas modernas
e interdisciplinaridade.
·
Nome: Patrícia
Duarte
·
Idade: 27 anos
Experiência
profissional:
·
Como foi o início da sua carreira: Passei por muitas dificuldades, trabalhando e estudando,
lecionei em escolas bem distantes da minha casa, sem tempo para me alimentar
corretamente. Além disso, havia muitas dificuldades de minha parte na sala de
aula, pois como iniciante, falta-nos a prática.
·
Quais foram as dificuldades encontradas: Universidade capacita para o conteúdo, mas
muito pouco para a prática, encontrar a melhor metodologia para atuar inicialmente foi a maior dificuldade.
·
Cargo atual: Auxiliar
de direção e pedagógico.
·
No cargo que está atuando no momento, quais são os aspectos
positivos e negativos: Como
aspecto positivo pontuo a atuação no geral da escola (alunos, professores,
funcionários, pais...) e nas trocas de ideias sempre se aprende mais, observado
como minha prática em sala de aula apresentava bons resultados. Como aspecto
negativo, conviver em harmonia com todo grupo é complicado/delicado, cada
pessoa possui um pensar e muitas vezes acontecem diferentes interpretações
(muito nas extremidades).
Curiosidades:
·
Se fosse começar sua carreira
profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua resposta: Sim, é muito gratificante
ver o aprendizado dos alunos.
·
Está satisfeito (a) com o campo de atuação que a
profissão proporciona? Justifique sua resposta: Estou satisfeita, pois posso atuar como
professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, assim como tradutora com
maior aprofundamento no estudo da língua estrangeira.
Patrícia Duarte.
Entrevistadora:
Andressa - 7º ano
Entrevista com tabelião registrador do cartório de Piratuba Eduardo Spricigo é um
homem de 35 anos, casado com Suzana Sales. Nascido em Arroio Trinta- SC, e mora
atualmente em Piratuba- SC. Gosta de ler, fazer atividades físicas, estudar,
mas também se divertir. Trabalhou como delegado de polícia por sete anos, é
atualmente tabelião e registrador. Formou-se em direito, na UNOESC em Joaçaba.
Eduardo - Os trabalhos desenvolvidos no cartório
de Piratuba são apenas os relativos ao tabelionato de notas e ao registro civil
das pessoas naturais. Quanto aos demais serviços notariais e registrais, no
Estado de Santa Catarina estes são oferecidos somente nos municípios que são sedes
de comarca.
1-
O que consiste o
tabelionato de notas?
É
o cartório em que são lavradas escrituras públicas, procurações públicas,
autenticação de documentos e reconhecimentos de firma. Considerando a importância de alguns negócios
realizados pelas pessoas, a lei exige que o contrato seja elaborado pelo tabelião
de notas. São as escrituras públicas, sendo a mais comum a escritura pública de
compra e venda de bem imóvel, que são os terrenos, as casas, os apartamentos, e
todos os demais prédios. Através da
procuração publica, a pessoa atribui poderes para que outra pessoa realize
determinado ato por ela, sendo que é possível até mesmo que uma pessoa constitua
um procurador para casar em seu lugar, ou seja, caso a pessoa que vai casar não
possa estar presente no casamento, outra pessoa que a representa por força da procuração o faz por ela . Para outros
tipos de negócios a lei exige apenas que o documento seja assinado pela pessoa
na presença do tabelião, ocasião em que o tabelião certifica no documento essa
circunstância, ou seja, reconhece a firma como autêntica. Firma é então a assinatura da pessoa. Já a autenticação de documentos existe para o
caso de ser necessária uma cópia do mesmo documento. Nesse caso o tabelião
confere a cópia com o documento original, e certifica que a cópia confere com a
original, tornando - a uma cópia autenticada.
2-
O que são pessoas
naturais? Existe outro tipo de pessoas?
Pessoas
são aqueles ou aquelas que podem ter direitos e obrigações. Pessoas naturais
são os seres- humanos, as pessoas físicas que são pessoas pela própria natureza.
E existem as pessoas jurídicas, pessoas que não enxergamos, mas que o direito e
a lei considera como pessoas. Como exemplo temos: as empresas, município
de Piratuba, estado de Santa Catarina, a
República do Brasil, as associações, os clubes de futebol, entre outros.
3-
Quais são os trabalhos
realizados no cartório de registro civil das pessoas naturais?
Nesse tipo de cartório
são registrados os nascimentos, casamentos, e óbitos das pessoas naturais.
4-
Porque é necessário
registrar o nascimento das pessoas?
Por
mais que a as pessoas já existam desde o memento em que nascem, é preciso que
elas sejam reconhecidas pelo direito, e essa existência jurídica ocorre apenas
com o registro de nascimento no cartório. Portanto, é o registro de nascimento que
atribui a cidadania brasileira para a pessoa. O registro ainda atribui o nome à
pessoa, estabelece a filiação (pai e mãe), e declara oficialmente a data em que
a pessoa nasceu.
5-
Como ocorre o casamento?
Para
que as pessoas possam casar é necessário que elas atendam a requisitos que são existidos
pela lei. É necessário que as pessoas contem com mais de 16 anos de idade ou em
casos excepcionais, o juiz pode autorizar o
casamento de quem ainda não tem essa idade , também não podem casar as pessoas que já
foram casadas , sendo que essas poderão casar novamente se ocorrer o divórcio,
existem outras exigências que são constatadas num processo que é feito no
cartório. E preenchido todas as exigências legais, o casamento é realizado pelo
juiz de paz e registrado no livro do cartório.
6-
Toda cidade tem um juiz de
paz?
Sim.
Há pelo menos um juiz de paz em cada cidade sendo que em Piratuba a juíza de
paz é a senhora Nelcida Von Borstel.
7-
E quanto ao registro de óbito. Em que casos é feito?
O
óbito consiste no fim da existência da pessoa natural. É quando ocorre a morte
das pessoas. É importante para fins estatísticos, para que o governo possa
melhor promover as políticas públicas, e para provar que a pessoa já morreu não
pode mais realizar novos atos com as outras pessoas. Por exemplo, com isso é
possível evitar que alguém vote com o nome da pessoa que já morreu, ou receber
o benefício previdenciário ( aposentadoria), pela pessoa que já morreu.
8-
Quantas pessoas trabalham
no cartório de Piratuba?
Além
do entrevistado, trabalha a
tabelião e oficial substituta, Suzana
Henrique de Sales , e o escrevente André
Lopes Duarte .
9-
Se Piratuba fosse comarca,
quais outros cartórios haveria aqui?
Além
do tabelionato de notas e registro cível das pessoas naturais haveria ainda:
tabelionato de protesto, registro das pessoas jurídicas, registro de imóveis e
registro de títulos e documentos.
10- Como não há esses serviços em Piratuba, onde eles são realizados
hoje?
Hoje
Piratuba integra a Comarca de Capinzal, e todos esses serviços são realizados
nos cartórios existentes em Capinzal.
Caso
algum dia Piratuba venha a se tornar Comarca, todos os serviços serão
oferecidos em cartórios aqui em Piratuba
.
11- Um cartório pode ser vendido como uma empresa?
Os
cartórios são públicos, porém a titularidade é exercida de forma privada,
através de delegação recebida do estado.
Para obter a delegação os interessados participam do concurso público realizado
pelo tribunal de justiça do estado, os candidatos devem ser bacharel em direito
ou ter trabalhado em cartórios por mais de 10 anos.