Páginas

23 de out. de 2013

Entrevistas

O Livro Integrado do 7º ano traz como conteúdo de produção textual o gênero: entrevista. Para tanto, os alunos foram orientados para optarem por um membro da sociedade a ser entrevistado, tendo em vista o seu meio profissional, produzirem um roteiro de questionamentos para o mesmo, executarem a entrevista e após, explanar para a turma. O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Sandra da Motta.




    Alissa

ENTREVISTA: Leandro Riffel

Nome do Entrevistado: Leandro Rodrigo Riffel
Cargo: Administrador
Data da Entrevista: 21 de outubro de 2013

Entrevistador: Alissa Varela Stank 

Departamento: Profissional

formação e dados gerais
·  Curso: Curso superior de administração hotelaria
·  Situação Familiar / estado civil: Solteiro
·  Ano de curso profissional completado: 2004
·  Residência: Piratuba - SC
·  Idade: 33 anos
Experiência de trabalho no Hotel Rouxinol
·  Projeto de acompanhamento e crescimento do hotel
·  Profissionalização numa empresa familiar
·  Aumento significativo na taxa de ocupação
Questões da avaliação:
·   Por que você escolheu essa profissão? Por fazer parte dos negócios da família e por me identificar.
·   Como você avalia o seu desempenho profissional até o presente momento?  Bom, venho acumulando experiência e aplicando no dia a dia, da empresa e buscando para que seja mais competitiva no mercado e obtenha cada vez mais índice de capacitação para os clientes.
·   Quais suas principais limitações profissionais no geral? Acompanhamento dos processos no dia a dia.
·   Qual a sua meta profissional de longo prazo? Ter 200 apartamentos, em nossa empresa ate o ano de 2025.
·   O que mais lhe irrita no ambiente de trabalho?  Falta de comprometimento dos colaboradores em assimilar mudanças de estratégia ou de comportamento.
·   E o que lhe chama mais atenção no funcionário exemplar? E por quê? O engajamento, porque quando um funcionário está engajado com a empresa, ele é participativo, proativo, e motivado.
·   E sua profissão vem de família? Sim, vem de família.
·   O hotel sendo sua maior fonte de renda, você o considera um bom lugar para trabalhar, e receber seus lucros profissionais?  Com certeza sim.
·   Por quê? Porque eu acredito que a essência de uma empresa bem sucedida é obter lucro.
·   Você considera sua profissão digna? Com certeza sim, porque como administrador você precisa da colaboração de diversas pessoas e elas começam a fazer parte do seu ciclo de vida e acabam por desenvolver- se junto aos desafios lançados na busca por metas.
·    Indique três itens para você considerar sua profissão importante para a sociedade: Geração de empregos, geração de impostos, atuar no ramo de lazer onde proporcionamos bem estar às pessoas.
·   O que você acha que se destaca na sua empresa?  Fomos o primeiro hotel da cidade a estar licenciado pela Fátima (Fundação do Meio Ambiente), tal licenciamento se dá por investimentos feitos no tratamento sanitário e fluentes de lavanderia, garantindo a não contaminação do solo e do lençol freático, ainda enfatizar o estilo europeu nas linhas arquitetônicas da empresa, ser parceiro junto aos demais hotéis na geração de empregos e promoções e eventos que a cidade realize.
Quais os desafios para enfrentar em uma empresa nos dias de hoje? Aponto dois itens como os desafios atuais. O primeiro é a falta de mão de obra qualificada, e o segundo é a concorrência no turismo, pois sendo este um produto global, o nosso potencial cliente também é potencial cliente para outro hotel no nordeste, no país ou até mesmo para o exterior, pois a internet abriu um leque de facilidades para contratação de serviços.
avaliaçÃo:
       Um homem bem informado, que administra uma empresa de gerações que sua família constrói com muito suor, e que hoje ele tem um bom cargo e administra um dos melhores hotéis que Piratuba oferece ao turista. Ele se dedica muito ao patrimônio familiar e como de costume ele se formou em hotelaria, contribuindo no crescimento da empresa. Ele se considera um profissional bom e qualificado. Analisando a pesquisa, ele é mesmo muito dedicado ao trabalho.

COM 33 ANOS REALIZA UM BELO TRABALHO DESENVOLVENDO LAZER E DIVERSÃO AO TURISTA, NOSSO GRANDE MEIO DE RENDA EM PIRATUBA. CONSIDERO QUE A ENTREVISTA FOI BOA E INTELIGENTE, ELE ME RELATOU VÁRIAS RESPOSTAS DE MANEIRA FORMAL, APRECIEI SEU JEITO E ESTRATÉGIA DE TRABALHO, ELE É UM HOMEM AVALIADOR E QUE ENTENDE MUITO DO ASSUNTO DE HOTELARIA .





Entrevistadora: Larissa - 7º ano
 Identificação do entrevistado:                                                      
·         Curso Universitário: Letras-Português/Inglês. Pós-graduada  
em Línguas modernas e interdisciplinaridade.
·         Nome: Patrícia Duarte      
·         Idade: 27 anos
Experiência profissional:
·         Como foi o início da sua carreira: Passei por muitas dificuldades, trabalhando e estudando, lecionei em escolas bem distantes da minha casa, sem tempo para me alimentar corretamente. Além disso, havia muitas dificuldades de minha parte na sala de aula, pois como iniciante, falta-nos a prática.

·         Quais foram as dificuldades encontradas: Universidade capacita para o conteúdo, mas muito pouco para a prática, encontrar a melhor metodologia  para atuar inicialmente foi a maior dificuldade.


·         Cargo atual: Auxiliar de direção e pedagógico.

·         No cargo que está atuando no momento, quais são os aspectos positivos e negativos: Como aspecto positivo pontuo a atuação no geral da escola (alunos, professores, funcionários, pais...) e nas trocas de ideias sempre se aprende mais, observado como minha prática em sala de aula apresentava bons resultados. Como aspecto negativo, conviver em harmonia com todo grupo é complicado/delicado, cada pessoa possui um pensar e muitas vezes acontecem diferentes interpretações (muito nas extremidades).
Curiosidades:
·         Se fosse começar  sua  carreira  profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua resposta: Sim, é muito gratificante ver o aprendizado dos alunos.


·         Está satisfeito (a) com o campo de atuação que a profissão proporciona? Justifique sua resposta: Estou satisfeita, pois posso atuar como professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, assim como tradutora com maior aprofundamento no estudo da língua estrangeira.



                                Patrícia Duarte.


Entrevistadora: Andressa - 7º ano
Entrevista com tabelião registrador do cartório de Piratuba     Eduardo Spricigo é um homem de 35 anos, casado com Suzana Sales. Nascido em Arroio Trinta- SC, e mora atualmente em Piratuba- SC. Gosta de ler, fazer atividades físicas, estudar, mas também se divertir. Trabalhou como delegado de polícia por sete anos, é atualmente tabelião e registrador. Formou-se em direito, na UNOESC em Joaçaba.
Eduardo - Os trabalhos desenvolvidos no cartório de Piratuba são apenas os relativos ao tabelionato de notas e ao registro civil das pessoas naturais. Quanto aos demais serviços notariais e registrais, no Estado de Santa Catarina estes são oferecidos somente nos municípios que são sedes de comarca.

1-      O que consiste o tabelionato de notas?
É o cartório em que são lavradas escrituras públicas, procurações públicas, autenticação de documentos e reconhecimentos de firma.  Considerando a importância de alguns negócios realizados pelas pessoas, a lei exige que o contrato seja elaborado pelo tabelião de notas. São as escrituras públicas, sendo a mais comum a escritura pública de compra e venda de bem imóvel, que são os terrenos, as casas, os apartamentos, e todos os demais prédios.  Através da procuração publica, a pessoa atribui poderes para que outra pessoa realize determinado ato por ela, sendo que é possível até mesmo que uma pessoa constitua um procurador para casar em seu lugar, ou seja, caso a pessoa que vai casar não possa estar presente no casamento, outra pessoa que a representa por  força  da procuração o faz por ela . Para outros tipos de negócios a lei exige apenas que o documento seja assinado pela pessoa na presença do tabelião, ocasião em que o tabelião certifica no documento essa circunstância, ou seja, reconhece a firma como autêntica. Firma é então a assinatura da pessoa.  Já a autenticação de documentos existe para o caso de ser necessária uma cópia do mesmo documento. Nesse caso o tabelião confere a cópia com o documento original, e certifica que a cópia confere com a original, tornando - a uma cópia autenticada.

2-      O que são pessoas naturais? Existe outro tipo de pessoas?
Pessoas são aqueles ou aquelas que podem ter direitos e obrigações. Pessoas naturais são os seres- humanos, as pessoas físicas que são pessoas pela própria natureza. E existem as pessoas jurídicas, pessoas que não enxergamos, mas que o direito e a lei considera como pessoas. Como exemplo temos: as empresas, município de  Piratuba, estado de Santa Catarina, a República do Brasil, as associações, os clubes de futebol, entre outros.

3-      Quais são os trabalhos realizados no cartório de registro civil das pessoas naturais? 
Nesse tipo de cartório são registrados os nascimentos, casamentos, e óbitos das     pessoas naturais.    

4-      Porque é necessário registrar o nascimento das pessoas?
Por mais que a as pessoas já existam desde o memento em que nascem, é preciso que elas sejam reconhecidas pelo direito, e essa existência jurídica ocorre apenas com o registro de nascimento no cartório. Portanto, é o registro de nascimento que atribui a cidadania brasileira para a pessoa. O registro ainda atribui o nome à pessoa, estabelece a filiação (pai e mãe), e declara oficialmente a data em que a pessoa nasceu.

5-      Como ocorre o casamento?
Para que as pessoas possam casar é necessário que elas atendam a requisitos que são existidos pela lei. É necessário que as pessoas contem com mais de 16 anos de idade ou em casos excepcionais, o juiz pode autorizar o  casamento de quem ainda não tem essa idade ,  também não podem casar as pessoas que já foram casadas , sendo que essas poderão casar novamente se ocorrer o divórcio, existem outras exigências que são constatadas num processo que é feito no cartório. E preenchido todas as exigências legais, o casamento é realizado pelo juiz de paz e registrado no livro do cartório.

6-      Toda cidade tem um juiz de paz?

Sim. Há pelo menos um juiz de paz em cada cidade sendo que em Piratuba a juíza de paz é a senhora Nelcida Von  Borstel.

7-       E quanto ao registro de óbito. Em que casos é feito?
O óbito consiste no fim da existência da pessoa natural. É quando ocorre a morte das pessoas. É importante para fins estatísticos, para que o governo possa melhor promover as políticas públicas, e para provar que a pessoa já morreu não pode mais realizar novos atos com as outras pessoas. Por exemplo, com isso é possível evitar que alguém vote com o nome da pessoa que já morreu, ou receber o benefício previdenciário ( aposentadoria), pela pessoa que já morreu.

8-      Quantas pessoas trabalham no cartório de Piratuba?
Além do entrevistado, trabalha  a tabelião  e oficial substituta, Suzana Henrique de Sales ,  e o escrevente André Lopes Duarte .

9-      Se Piratuba fosse comarca, quais outros cartórios haveria aqui?
Além do tabelionato de notas e registro cível das pessoas naturais haveria ainda: tabelionato de protesto, registro das pessoas jurídicas, registro de imóveis e registro de títulos e documentos.

10-  Como não há esses serviços em Piratuba, onde eles são realizados hoje?
Hoje Piratuba integra a Comarca de Capinzal, e todos esses serviços são realizados nos cartórios existentes em Capinzal.
Caso algum dia Piratuba venha a se tornar Comarca, todos os serviços serão oferecidos  em cartórios aqui em Piratuba .

11-  Um cartório pode ser vendido como uma empresa?
Os cartórios são públicos, porém a titularidade é exercida de forma privada, através de delegação  recebida do estado. Para obter a delegação os interessados participam do concurso público realizado pelo tribunal de justiça do estado, os candidatos devem ser bacharel em direito ou ter trabalhado em cartórios por mais de 10 anos.















ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA DE 2022

 ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA realizado no sábado, dia 16/07, no salão principal do centro de eventos de Piratuba, contou com um grande público, ...