Páginas

29 de mai. de 2015

Expedição à Usina Hidrelétrica Machadinho

Explorando novos espaços

A vontade de conhecer o diferente, ou de oferecer uma nova significação ao já conhecido, é uma característica da humanidade. Condição, aliás, necessária à evolução e à pesquisa nos mais variados campos do conhecimento humano.
Diante dessas condições, os alunos do 9º ano III, vespertino, realizaram uma expedição à Usina Hidrelétrica Machadinho, no dia 07 desse mês, com o objetivo de conhecerem esse empreendimento hidrelétrico instalado na região. A partir dessa expedição investigativa, os alunos participarão de um concurso de redação promovido pela Usina Machadinho. Além dessa atividade, os estudantes estão envolvidos em produção de texto dissertativo-argumentativo acerca de assuntos referentes a essas condições conhecidas na visita a essa usina: sustentabilidade, desenvolvimento econômico, preservação ambiental, uso de fontes energéticas renováveis, etc.
E, se os olhos veem novas paisagens, naturais ou modificados pela ocupação e interesses humanos, o aluno se obriga a ser um novo homem, a usar outros óculos para ver e conhecer o desconhecido. Assim, a turma se viu diante dos versos de Drummond, ícone da poesia nacional, o qual, em Boitempo, escreveu que

‘’Não sei andar na vastidão simétrica implacável.
Aqui tudo é exposto
Evidente
Cintilante. Aqui
Obrigam-me a nascer de novo, desarmado’’.

E, diante de uma nova paisagem, modificada, em parte, pela ação humana, os alunos buscaram um novo modo de ver o espaço geográfico e social que os rodeia. Não apenas uma maneira de compreender o mundo ao seu redor, mas, também, um modo de compreender a si mesmo.








ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA DE 2022

 ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA realizado no sábado, dia 16/07, no salão principal do centro de eventos de Piratuba, contou com um grande público, ...