Você sabe o que é um “origami”? Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.
Os alunos do 6º 1 fizeram uma viagem de estudos para a maior colônia japonesa do Estado de Santa Catarina, na cidade de Frei Rogério, na Vila Celso Ramos, para concretizar o estudo sobre o origami, num trabalho multidisciplinar de matemática e arte, que deverá ser apresentado na Feira de Matemática 2012 com o título “Tsuru no mundo da matemática.”
Cerca de 80 famílias moram e trabalham nesta comunidade, principalmente no cultivo de pêra e maça fuji. Para celebrar a florada da cerejeira, a vila realiza a “Sakura Matsuri”, um evento em que eles apresentam a cultura japonesa para os visitantes (danças, lutas, jogos, gastronomia, entre outros)
Aproveitando o momento, os alunos também visitaram o Parque Sino da Paz, na mesma comunidade. O local dedica-se a manter viva a memória dos sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, com painéis e um vídeo informativo. Por cerca de meia hora, tiveram uma palestra com o senhor Kazumi Ogawa, 83 anos, um dos sobreviventes da 2ª Guerra Mundial. “Tinha um pouco mais do que a idade de vocês quando lançaram a bomba na minha cidade (Nagasaki). Durante a guerra, íamos à aula uma vez por semana e as outras seis éramos obrigados a trabalhar na fabricação de armas para a guerra. No dia que lançaram a bomba (09 de agosto de 1945), me atrasei para ir ao serviço e perdi a balsa. Perdi quase todos meus amigos e sofri com a radiação deixada pela bomba. Depois resolvi vir para a América, primeiro nos EUA e depois no Brasil. Aqui é um país de paz e quero que vocês façam de tudo para que este país continue a ser assim” , afirmou Ogawa.