Páginas

25 de set. de 2012

Importância do solo para a Agricultura e para nossa vida.

Através da criação de poesias, paródias e desenhos os alunos dos sextos anos na disciplina de Ciências, sob orientação da professora Cristiane Koch, representam a importância do solo para a agricultura e para nossa vida:


Poesias e Ilustrações:

Na agricultura

            Cheguei  em casa, fui sentar
            Pensei em ir plantar
            Peguei o arado,
Chamei o cavalo
            O esterco espalhei
            Os buracos o cavalo fez
            E as sementes eu plantei
            Dias depois fui olhar
            As plantas cresceram
            Eu só espero elas me ajudar
            O vento aumentou
            O dinheiro esgotou
            O arado quebrou
            O cavalo cansou
            Agora os buracos eu faço com as mãos
            A inchada enferrujou
            Não tive mais esperanças
            Tudo se acabou
            E as crianças chegaram
            Fome passaram
            Quis continuar com a plantação
            Mas não tinha condição
            As crianças com vontade de brincar
            Começaram a plantar
            Cultivamos a plantação
            Voltei a plantar
            O cavalo descansou e agora vem me ajudar
            O cultivo foi bastante
            Alegre eu fiquei
            Voltei a plantar
            Rico, espero ficar.
           
Autora: Mariana Lucas de Mello


O solo é parte da natureza
É tudo o que nos rodeia
É uma beleza

Na cerca, as roupas
Voando com o vento
Vai mexendo com meu pensamento

Frutas no pomar
Vou lá para pegar
Algumas frutas
Para me alimentar

No laguinho
Patos e gansos nadam
Alimentam seus filhotes
Com peixe e água

Na plantação
Os cães correm
Tentando achar um osso
Para sua alimentação

No pátio
Gatos correm atrás de ratos
Tentando expulsa-los
De seu sertão
Solo em que me acolhe
Solo em que me da alimentação
Solo que me tira da solidão

Confesso trabalho todo santo dia
Inclusive sábado domingo e feriado
Mas é para alimentar minha família

Na roça lá vou eu
Com meus bichinhos
E é de lá o que tiro
O alimento que sobrevivo

O peixe ganha a minhoca
A galinha e o galo ganham o milho
A vaca e o boi ganham capim
E eu ganho tudo isso
E mais um lindo sorriso

Tudo que passo vale à pena
Eu ajudo o solo
E ele me ajuda
Assim vivemos

Do solo saem várias riquezas
Não sai o pão
Mais sai a alimentação
Valorize sua plantação
Pois amanhã ela poderá estar no leilão.

Autoras: Maria Eduarda Chaparral Santana, Taise Cristina Sabini Bergamo




Vídeos de Paródias:





ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA DE 2022

 ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA realizado no sábado, dia 16/07, no salão principal do centro de eventos de Piratuba, contou com um grande público, ...