Páginas

17 de out. de 2012

Projeto: Aulas de Xadrez


O xadrez é considerado uma sublime criação do ser humano, se difundindo desde sua origem incerta.
Segundo Luis Loureiro, “(... Acredita que o xadrez levaria a criança a se avaliar ante tudo na vida e considerar as consequências de seus atos , adquirindo consciência de responsabilidade e causalidade (causa e efeito)”.
O jogo possibilita um inerente desafio de criatividade, e também enquanto esporte, envolve os adversários em luta direta a partir de condições iguais, sob regras previamente definidas, dispensando a exigência de qualquer biotipo físico , não valorizando qualquer competidor por ser naturalmente mais rápido, mais alto, ou mais forte do que outro concorrente. Várias habilidades podem ser estimuladas (imaginação, memória, pensamento lógico, perseverança, organização pessoal, motivação, concentração, etc...). Esse é um longo e complicado processo e que começa bem cedo na vida de qualquer um. Daí a importância da educação e, nesse sentido, os jogos podem ser ótimas ferramentas em busca de um objetivo maior. Pedagogicamente o Xadrez escolar é considerado de elevada importância.
O Projeto tem como objetivo ampliar a prática deste instrumento pedagógico entre a população escolar, favorecendo assim uma melhoria na harmonia intelectual, educacional para a população escolar, como também servindo de auxilio aos alunos com dificuldade de aprendizagem em horário extra - turno.
Entre várias atividades desenvolvidas durante as aulas, criamos um tabuleiro gigante para que os alunos possam jogar num plano diferente e divertido. Ele foi criado com latas e potes vazios encapados e decorados para o jogo, como também um tapete quadriculado como tabuleiro.















ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA DE 2022

 ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA realizado no sábado, dia 16/07, no salão principal do centro de eventos de Piratuba, contou com um grande público, ...