O xadrez é considerado uma sublime criação do ser humano,
se difundindo desde sua origem incerta.
Segundo Luis Loureiro, “(... Acredita que o xadrez levaria
a criança a se avaliar ante tudo na vida e considerar as consequências de seus
atos , adquirindo consciência de responsabilidade e causalidade (causa e
efeito)”.
O jogo possibilita um inerente desafio de criatividade, e
também enquanto esporte, envolve os adversários em luta direta a partir de
condições iguais, sob regras previamente definidas, dispensando a exigência de
qualquer biotipo físico , não valorizando qualquer competidor por ser
naturalmente mais rápido, mais alto, ou mais forte do que outro concorrente.
Várias habilidades podem ser estimuladas (imaginação, memória, pensamento
lógico, perseverança, organização pessoal, motivação, concentração, etc...).
Esse é um longo e complicado processo e que começa bem cedo na vida de qualquer
um. Daí a importância da educação e, nesse sentido, os jogos podem ser ótimas
ferramentas em busca de um objetivo maior. Pedagogicamente o Xadrez escolar é
considerado de elevada importância.
O Projeto tem como objetivo ampliar a prática deste
instrumento pedagógico entre a população escolar, favorecendo assim uma
melhoria na harmonia intelectual, educacional para a população escolar, como
também servindo de auxilio aos alunos com dificuldade de aprendizagem em
horário extra - turno.
Entre várias atividades desenvolvidas durante as aulas,
criamos um tabuleiro gigante para que os alunos possam jogar num plano
diferente e divertido. Ele foi criado com latas e potes vazios encapados e
decorados para o jogo, como também um tapete quadriculado como tabuleiro.