Ler
é viver… sentir, viajar, conhecer, colorir, questionar, encontrar respostas… é
sentir-se junto, mesmo estando só. A leitura, como qualquer arte, vai além da
informação, a criança precisa ser estimulada para gostar de ler e se tornar um
bom leitor, pois se entende que gostar de ler não é um dom, como por exemplo,
ser artesão ou pintor; gostar de ler é um hábito que se adquire. A leitura deve
estar associada ao prazer. Cabe a nós professores o papel de mostrar ao
aluno a importância da leitura em sua vida, procurando fazer acontecer momentos
prazerosos da mesma, descobrindo o gosto de cada aluno, incentivando a novos
gostos com bons argumentos. Uma boa leitura enriquece o nosso vocabulário; mas
não está apenas delimitada em uma decifração de símbolos, mas sim em uma boa
interpretação, compreensão e aproveitamento da leitura.
Durante
o ano, os alunos dos quartos anos tiveram diversos momentos de leitura
divertida. No contexto “gosto pela leitura” cabe à escola fazer sua parte,
porém os pais devem sempre incentivar seus filhos e fazer uma boa escolha de
livros, investindo sempre na educação deles.