Páginas

7 de nov. de 2012

Pâmela, da 8ª 1, conquista o 3º lugar no concurso de redação da Usina Machadinho


A aluna Pâmela Aci Schreiner, da 8ª 1, é a representante da Escola Amélia no concurso de redações da Usina de Machadinho que contou com a inscrição de 700 redações, advindas das oitavas séries de 29 escolas lindeiras que neste ano visitaram a Usina. Pâmela conquistou o 3º lugar no concurso e foi premiada com um netbook.



A manchete principal era...

Acordei hoje de manhã  e como de costume, fui pegar o jornal para meu pai. Mas no momento em que o peguei, vi a manchete principal: Usina Hidrelétrica Machadinho completa seus 10 anos!

Não sei por que, mas aquela manchete me chamou atenção. Não sei se foi pela chamada, ou pela foto, mas fiquei curiosa para saber do que a notícia se tratava.

Então peguei o jornal e o levei para a escola.

No recreio, sentei em baixo de uma árvore e o abri. Li o texto com muita atenção, analisando todos os detalhes. Lembrei-me, que quando eu tinha quatro aninhos, minha vovó me contava histórias sobre esta tal de Usina. Então, ao toque do sinal, fui correndo para a casa dela.

Minha avó sempre me recebia com uma caixa de chocolates e uma florzinha. Nunca pedi para ela o porquê da flor e por que ela sempre a colocava em meu cabelo. Então, hoje resolvi perguntar.

“Essa espécie de flor me trás boas lembranças”, contou-me vovó. “É que quando eu morava na minha velha casa, eu havia plantado muitos pés desta flor.. Porém, infelizmente, fui deslocada do meu lar. Mas foi por uma boa causa.”

“Me explique vovó: em que situação é bom se mudar de seu lar?”, perguntei à vovó. “Se o motivo da mudança for bom, como no meu caso. Acontece, que o local em que eu morava, seria utilizado para a construção de uma Usina. Antes disso, nossa energia falhava várias vezes e eu nem tinha televisão em casa.”, vovó calmamente me respondeu. “Mas você não se arrepende de ter se deslocado?”, pedi. “Não, e quer saber por quê? Por que a Usina já beneficiou muitas outras famílias. E sabe como? Com a construção de escolas, reflorestamentos, conservação de faixas ciliares, mas para mim, o mais importante foi ver, que os meus pés de margaridas estão super felizes, plantados em diversos jardins, alegrando a vida de muitas outras crianças, como alegrou a minha e a sua.” “Muito obrigado vovó! Por um minto, pensei que a Usina havia lhe prejudicado, mas percebi que foi muito pelo contrário. Além de gerar a energia que abastece tantas casas, ela ainda contribuí para o meio ambiente e sociedade. Tchau vovó!

Sai da casa da vovó e fui para casa. Resolvi escrever a história que ela me contou em um pequeno caderno, o qual guardo até hoje. Cresci junto com a Usina Hidrelétrica Machadinho e vi todas as conquistas e feitos que ela recebeu. Espero que nos próximos anos, o trabalho de colaboração com a natureza só aumente e que mais e mais pessoas possam desfrutar desta energia, que já acendeu e ainda vai acender muitas vidas.

ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA DE 2022

 ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA realizado no sábado, dia 16/07, no salão principal do centro de eventos de Piratuba, contou com um grande público, ...