RESPEITO EM SALA DE AULA
Respeito,
palavra simples, fácil de se falar, três sílabas, apenas. Mas será que todos
possuem atitudes coerentes ao significado dessa palavra?
Segundo o dicionário Aurélio, a palavra
respeito pode, dentre outros significados, ser ‘’Ato ou
ação de respeitar. Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com
grande atenção, profunda consideração.’’ Assim, se eu trato atenciosamente uma
pessoa, estou aumentando as possibilidades de aprender com esse indivíduo. Diante disso, acreditando na possibilidade de
aprender ainda mais com meu semelhante, com meu colega, a professora Simone
Carvalho, de Matemática, juntamente com o professor de Língua Portuguesa dos 6º
anos, Cleves Souza, tiveram a ideia de ampliar ainda mais as atitudes gentis
entre os alunos e demais pessoas com quem convivem no recinto escolar. Para
isso, foram distribuídos entre os alunos dez Pilas em moedas de papel. Além
disso, realizou-se resgate histórico dessa moeda que teve circulação em nossa
região no século passado. A cada atitude que não seja respeitosa com o colega,
em sala de aula, o aluno paga um Pila como multa pela ‘’infração’’. Ao término
de cada mês, o estudante que conseguiu manter os dez Pilas, receberá recompensa
a ser determinada pelos professores coordenadores desse projeto.
Como esse foi um assunto
que virou comentário em toda a escola, decidimos visitar as turmas nas quais o
projeto foi implantado para conhecermos a opinião dos alunos sobre essa
iniciativa. Em duas das salas nos surpreendemos muito: após perguntarmos se a
classe havia gostado da ideia desse projeto, todos disseram aprovar a
ideia e que é uma ótima maneira de zelar pelo respeito entre colegas e
professores em sala de aula. Em outra turma, houve alunos que aprovaram, outros
que não acharam a ideia interessante e alguns, ainda, indecisos.
Agora, basta esperar o
resultado desse projeto, acompanhando quais serão as atitudes posteriores a
essas ações já iniciadas em prol da educação, do respeito, da valorização de cada
ser humano com quem convivemos. E, claro, talvez a maior recompensa seria se
não fosse necessário os professores lançarem mão de ações dessa ordem para uma
convivência harmoniosa entre os alunos em sala de aula. Pois o respeito implica
que cada pessoa trate seu colega da maneira como gostaria que fosse tratado:
com respeito, apreço e consideração.
Caroline Pfutzenreuter, Estefany Bazzi e Pâmela Henicka. 8º ano IV, vespertino.