Páginas

15 de ago. de 2014

Estudos sobre área e perímetro

Iniciando os estudos sobre área e perímetro, a turma do 4º ano II realiza atividades interativas com o jogo: Pentaminó, sendo ele um poliminó de interpretação simetria refletiva e simetria rotativa, no qual delimitam os movimentos das peças para alcançar o encaixe de todo o tabuleiro.



Jovem Escritor! Edição 05/2014


O MISTÉRIO DOS SONHOS

 

Entre as tantas coisas que vivem entre nós e que nos despertam a curiosidade, estão os sonhos. Eu os vejo como mistérios em nossa vida: mistérios que não conseguimos desvendar. Às vezes eu fico me perguntando qual o significado dos sonhos que tenho. E nunca consigo ter uma resposta exata. Quase sempre meu pai diz que eu sonhei com algo que vi durante o dia, com alguma coisa que eu vivi naquele dia. Mas uma vez eu sonhei com um anjo. Eu nunca vi um anjo.

E ainda acontece, bem seguido, que tenho a sensação de que as coisas que vi, que presenciei, as situações do sonho, parecem ser reais. Certa vez alguém me disse que tinha acordado chorando, agarrado ao travesseiro, como se estivesse acontecendo algo de verdade.  E parecia continuação do sonho, ou pesadelo, o que a pessoa sentia. Eu achava que ter pesadelos era devido ao fato de se ter assistido a filme de terror ou ter vivido algo parecido no dia a dia. Mas, depois de ter pesquisado, descobri que um homem chamado Freud explicou pela ciência a origem e interpretação dos sonhos. Ele disse que tudo tem uma causa em comum e que todos podem ser interpretados. De novo fiquei pensando nos sonhos com anjos que tive. Eu nunca vi um anjo...

A origem dos sonhos está em um lugar onde tudo acontece livremente em nossa mente, o inconsciente, segundo Freud. Quando se sonha com um anjo tudo se poderia estar simbolicamente indicando um caminho que esteja relacionado a características de anjo, por exemplo, ou atitudes bondosas. Muitas pessoas acreditam haver coisas que acontecem em sonhos e cuja possibilidade de ocorrer na vida real, de forma parecida, seja grande. Há estudos indicadores de que os sonhos são ordem não manifestada de vivências pessoais, que surgem como uma necessidade de mudança, um aviso de que algo precisa mudar. Alguns acreditam que os sonhos são indicadores de fatos que dificilmente ocorreriam na vida real. Ou ainda, de fatos que pela lógica, não poderíamos saber.

Mas de modo geral, falar de sonhos, é sempre algo rodeado de mistério, de dúvidas, de curiosidade. Afinal, como explicar um sonho no qual você se encontra voando ou vivendo perto das Pirâmides de Gizé, no Egito, na época dos faraós?

 

Alex Angeli, Lucas Pilatti. 8º ano V, vespertino.

Conhecendo culturas



Os alunos do 5º ano I realizaram um passeio na propriedade do Sr. Egon Fries para conhecer alguns costumes trazidos pelos imigrantes no final do século XIX e início do século XX que são utilizados até mesmo nos dias atuais, principalmente algumas receitas típicas.

Neste momento os alunos gravaram uma apresentação em vídeo sobre a chegada de imigrantes italianos ao Brasil, tiveram também a oportunidade de conhecer como se faz a polenta e saborear este alimento típico italiano, mas que ao chegar em nossas Terras foi conhecido e apreciado por pessoas de outras origens.




Trabalhando com área


 
Os alunos do 5º ano I construíram usando trena ou régua e papel, um quadrado de 1 metro de largura e 1 metro de comprimento (1 m2).
Esse material foi utilizado como sugestão do livro integrado do Positivo para estudar área. Foi possível visualizar e compreender como se realiza determinadas medidas de alguns espaços. Os alunos mediram sala de aula, pavilhão e entrada da escola.




 

8 de ago. de 2014

Jovem escritor ! Edição 04/2014



FAMÍLIA

Família, em português. Family, em inglês.
Famiglia, em italiano.
Muda-se o país, mudam-se as letras.
Mas uma coisa continua igual:
Seu símbolo de aconchego.
Pai e mãe, irmãos, avós...
Família: é um chão
para nossas vidas...
E família não é só união:
É amor, carinho, compaixão ao próximo.
São naquelas horas difíceis que a família, unida,
                                                 vence as dificuldades.
Com perseverança, tudo se alcança...
Quando tudo fica difícil, a família,
como um grande abraço aconchegante,
 nos dá forças para seguir adiante...
Família: meu chão, doce abraço,
esperando por mim, agora, sempre...
Família: um chão...E quando alguém da família segue sua vida,
Mundo afora, e a saudade pega, o coração pergunta, em silêncio:
Onde está você?
Onde está você, minha irmã? Onde você está, meu irmão? E a gente fica imaginando como seria bom se eles estivessem ali, perto da gente... E passa um filme na nossa cabeça: velhas brincadeiras de criança, jogos de bola, pescarias, casinhas. Bolos de aniversário, surpresas, bonequinhas. E a mãe começando a cantar o ‘’Parabéns’’ a você, e a família toda acompanhando... Família: meu chão.

Stephanie Borella. 6º ano IV, vespertino

São João

Arraia da nossa escola que ocorreu no dia 13-07-2024... Eta trem bão de mais.