Páginas

15 de ago. de 2014

Jovem Escritor! Edição 05/2014


O MISTÉRIO DOS SONHOS

 

Entre as tantas coisas que vivem entre nós e que nos despertam a curiosidade, estão os sonhos. Eu os vejo como mistérios em nossa vida: mistérios que não conseguimos desvendar. Às vezes eu fico me perguntando qual o significado dos sonhos que tenho. E nunca consigo ter uma resposta exata. Quase sempre meu pai diz que eu sonhei com algo que vi durante o dia, com alguma coisa que eu vivi naquele dia. Mas uma vez eu sonhei com um anjo. Eu nunca vi um anjo.

E ainda acontece, bem seguido, que tenho a sensação de que as coisas que vi, que presenciei, as situações do sonho, parecem ser reais. Certa vez alguém me disse que tinha acordado chorando, agarrado ao travesseiro, como se estivesse acontecendo algo de verdade.  E parecia continuação do sonho, ou pesadelo, o que a pessoa sentia. Eu achava que ter pesadelos era devido ao fato de se ter assistido a filme de terror ou ter vivido algo parecido no dia a dia. Mas, depois de ter pesquisado, descobri que um homem chamado Freud explicou pela ciência a origem e interpretação dos sonhos. Ele disse que tudo tem uma causa em comum e que todos podem ser interpretados. De novo fiquei pensando nos sonhos com anjos que tive. Eu nunca vi um anjo...

A origem dos sonhos está em um lugar onde tudo acontece livremente em nossa mente, o inconsciente, segundo Freud. Quando se sonha com um anjo tudo se poderia estar simbolicamente indicando um caminho que esteja relacionado a características de anjo, por exemplo, ou atitudes bondosas. Muitas pessoas acreditam haver coisas que acontecem em sonhos e cuja possibilidade de ocorrer na vida real, de forma parecida, seja grande. Há estudos indicadores de que os sonhos são ordem não manifestada de vivências pessoais, que surgem como uma necessidade de mudança, um aviso de que algo precisa mudar. Alguns acreditam que os sonhos são indicadores de fatos que dificilmente ocorreriam na vida real. Ou ainda, de fatos que pela lógica, não poderíamos saber.

Mas de modo geral, falar de sonhos, é sempre algo rodeado de mistério, de dúvidas, de curiosidade. Afinal, como explicar um sonho no qual você se encontra voando ou vivendo perto das Pirâmides de Gizé, no Egito, na época dos faraós?

 

Alex Angeli, Lucas Pilatti. 8º ano V, vespertino.

ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA DE 2022

 ARRAIÁ DA ESCOLA AMÉLIA realizado no sábado, dia 16/07, no salão principal do centro de eventos de Piratuba, contou com um grande público, ...